Leite sucedâneo para gatinhos

Que é leite sucedâneo?
Sucedâneo é um produto que substitui outro, garantindo as mesmas propriedades. No caso, o leite sucedâneo para gatos é o que substitui o leite fornecido pela gata mãe aos filhotes.

Onde encontrar o leite sucedâneo para gatinhos?
Já existe nas melhores petshops um leite próprio para filhotes de gatos que substitui com segurança e na medida o leite materno de gata.

E se eu não tiver como comprar o leite sucedâneo?
Caso você tenha encontrado uma ninhada ou um filhote abandonado à própria sorte lá pela madrugada ou em sua cidade não seja possível comprar o tal leite, você pode usar uma receita caseira de sucedâneo.

Como, quando e quanto?
Seja lá qual for a receita escolhida, guarde-a bem fechada em uma pote de vidro na geladeira por até 3 dias e retire somente o mínimo necessário para o consumo na hora. Não tenha dó de jogar fora o que sobrou e o que passou do tempo.
A mamadeira usada com gatinhos é parecida com a de bonecas, pois tem o bico de plástico meio durinho. Também pode ser usada uma seringa sem a agulha ou um conta-gotas. Vale lembrar que, assim como os bebês humanos, os bebês gatinhos têm de mamar muitas vezes ao dia. Então dê o leite pelo menos 4 a 5 vezes por dia, morno, na quantidade que o gatinho aceitar.

NUNCA vire o filhote de barriga para cima para dar de mamar, como se fosse um bebê humano: o líquido pode ir para os pulmões e o gatinho morre de pneumonia. Ele deve ficar em pé ou na mesma posição em que mama na mãe gata (de lado).

Atenção: Quando a receita disser gemas, use só as gemas. A clara de ovo pode fazer mal para os filhotinhos.

Até quando?
A partir das quatro semanas, você deverá começar a desmamá-los, oferecendo um pouco de ração algumas vezes por dia, substituindo gradualmente o leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário