Páscoa X Chocolate X Gatos

Há uma lenda que diz que os ajudantes secretos do coelhinho da Páscoa na verdade são gatinhos, que, tão ágeis quanto, com alta capacidade de reproduzir (e portanto representar a vida), e tão ligados à lua poderiam perfeitamente distribuir seus ovinhos por aí sem que ninguém notasse a diferença. Mas por que então não se fala em gatinhos da páscoa? Acho que talvez ele tenha se tornado o verdadeiro bode.... expiatório:
" - Onde está o ovo da páscoa que o coelhindo deixou?
- Oras! O gato comeu! "


MAS GATOS NÃO COMEM CHOCOLATE!

Gatos não podem comer chocolate porque contém ácido oxálico, o que impede a absorção de cálcio. Também contém teobromina, um alcalóide tóxico para felinos.
A toxicidade é tanta que pode acarretar sérios problemas como comprometimento nervoso severo. A theobrimina é uma substância semelhante à cafeína na sua ação, apresentando maior atividade em órgãos como os músculos, rins, coração e sistema nervoso central. Leva a um efeito diurético, o animal passa a urinar mais que o normal perdendo líquidos e podendo desidratar-se. Outro efeito observado é um aumento na freqüência respiratória (o animal respira mais rapidamente em respirações curtas).
Dependendo da concentração de cacau no chocolate e do tamanho do gato, uma pequena dose pode ser fatal!

E cuidado! Já existe no mercado um chocolate apropriado para cães, sem essas substâncias que seriam tóxicas para eles, mas que ainda assim não são recomendados para gatos.
Ainda assim, é importante lembrar que ó hábito de comer doces é fruto de falta de responsabilidade do dono, pois os felinos nem teriam interesse natural pelos doces. E pra quê deixá-los com cáries se é tão difícil escovar seus dentes e saber que eles vão sofrer tantos de dor até que a gente descubra que estão com cárie? Definitivamente não vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário